Chamadas para publicação

Chamada de capítulos para livro sobre a atuação do biólogo – novos prazos

A proposta deste livro é ser uma obra de divulgação científica/paradidática sobre a atuação do biólogo, seja como consultor, cientista ou educador, incluindo propostas de atividades didáticas para educação básica e ensino superior.

O objetivo de organizar este livro está relacionado à visibilidade para a atuação do biólogo, tanto em termos de relevância para a sociedade, quanto um retrato da atuação do biólogo, reforçando sua identificação profissional e os nichos que pode ocupar. Assim, sugerimos como temas relevantes para a obra:

  • Áreas de atuação de biólogos na universidade (botânica, ecologia, biologia molecular, microbiologia, entre outas);
  • Biólogos e o licenciamento ambiental/consultoria ambiental;
  • Biólogos e a atuação em empresas;
  • Biólogos e a atuação na administração pública;
  • Biólogos como professores de biologia e de ciências, educadores em instituições educacionais não-formais e na divulgação científica;
  • Contribuição dos biólogos para a sociedade (política, terceiro setor, movimentos sociais, entre outros).

Os textos deverão ser curtos, com linguagem clara e direta, evitando-se termos técnicos ou explicando-os, quando citados. São bem-vindas contribuições que contenham ou prevejam ilustrações ou outros recursos gráficos de facilitação de apreensão da informação (por ex.: fotografias ou desenhos).

Importante: como forma de incentivar uma “compreensão pública da investigação científica”, indo além da “compreensão pública da ciência”, sugerimos que os textos descrevam como as informações apresentadas foram obtidas (veja este texto: https://journals.openedition.org/rccs/454). Por exemplo, no texto “Música no Brejo” (http://revistapesquisa.fapesp.br/2006/06/01/musica-no-brejo/), é descrito o trabalho de campo de um herpetólogo.

O público-alvo da obra é composto por biólogos e outros profissionais com ensino superior, universitários, professores da educação básica e estudantes de ensino médio (que estão em época de escolha profissional).

Processo de envio: primeiramente, o interessado deverá entrar em contato através do e-mail lamimguedes@gmail.com, enviando indicação do tema e um pequeno resumo do texto. Isto será importante para evitar textos muito sobrepostos. Depois, seguindo orientações enviadas por e-mail, o autor enviará o texto completo.

Custos: os custos serão cobertos por uma campanha de financiamento coletivo: https://www.catarse.me/pt/livro_biologo

Para cada capítulo enviado e aceito para integrar a obra, o autor deve fazer uma doação de pelo menos 50 reais. Assim, o valor mínimo por capítulo é de 50 reais. Caso o capítulo seja em coautoria, um dos autores deve fazer uma doação de pelo menos 50 reais e demais autores devem fazer uma doação de qualquer valor.

Imagens: Como a publicação a priori será digital, não temos limitações em relação ao número de imagens, sendo estimulada a inserção destas.

Linguagem: A linguagem deve ser adequada à divulgação científica. Sugerimos acessar o livro Morcegos: além dos mitos.

Guias com orientações sobre divulgação científica:

– Guia de Divulgação Científica http://www.redpop.org/wp-content/uploads/2015/06/Guia_Divulgacao_Cientifica.pdf

– Pequeno manual de divulgação científica http://www.paulorosa.docente.ufms.br/metodologia/Pequeno_manual_divulgacao_cientifica.pdf

Normas

  • Formato do arquivo de texto (.doc, .docx ou similar, preferencialmente, .docx);
  • Cabeçalho simples: título/autores/instituições. Capa: não incluir.
  • Extensão: entre 2 e 4 páginas, sem contar as figuras.
  • Caso cite alguns artigos ou livros em seu texto, indique a referência conforme a ABNT (as referências – que devem ser poucas – na obra final, estas aparecerão em um box como indicação de leitura, mas não devem ser citadas no texto como no sistema Autor (ano). Como modelo, veja os exemplos de reportagens acima > ainda serão incluídas).
  • Plágio: os capítulos serão analisados por ferramenta anti-plágio, assim, é essencial que todas as fontes das informações sejam indicadas. Algum nível de auto-plágio é aceitável, sobretudo no caso de textos que tratam de pesquisa próprias, mas a linguagem deve ser adequada para a divulgação científica.
  • Avaliação: a avaliação dos textos será realizada pelo organizador, seguida pela leitura cruzada entre os autores, revisão por profissional de língua portuguesa especializado e, por fim, leitura coletiva da obra.

Data limite para envio do tema e resumo: 13/janeiro/2019

Data limite para envio do texto: 20/janeiro/2019

Contato para envio, dúvidas e sugestões: lamimguedes@gmail.com.

Acesse a chamada regularmente para ver as atualizações na mesma.

Organizador:

Valdir Lamim-Guedes

Biólogo e Mestre em Ecologia – UFOP; Doutorando em Educação – USP; Docente na Pós-graduação em Educação Ambiental para a Sustentabilidade do Senac-SP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3473994189361010

Chamadas encerradas

 

Anúncios

10 comentários em “Chamadas para publicação”

  1. Infelizmente a data para envio já está muito próxima, e só vi a divulgação agora, o que torna
    praticamente impossível, em vista do tempo, elaborar um bom trabalho.

    Curtir

      1. Sim, compreendo! ainda assim, para concatenar idéias e construir algo, não é tão simples principalmente quando não se pode dar exclusividade diária. A não ser para quem já tem algo encaminhado. Para quem ainda tem apenas idéias é preciso um pouco mais de tempo. Obrigada pela atenção. Abraço Deborah

        Curtir

  2. Valdir, gostaria de saber se a publicação pode falar sobre percepções sobre experiências da profissão, em uma linguagem mais narrativa, contos de campo, filosofia da ciência ou algo nessa linha… Obrigada. Abraços,
    Ana

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s