Chamadas para livros

Chamada para postagens/capítulos para segunda edição do livro  (Vi)ver n_a Cidade: Ocupações de Espaços Urbanos

imagem1

Ocupar a cidade com intervenções tem sido o trabalho rotineiro de muitos artistas e anônimos. No fundo, o que eles e nós queremos é viver os espaços públicos, tomar o que é nosso, ocupar as ruas, transformar os muros, germinar bueiros, compartilhar o trânsito e (por que não?) fomentar todas essas ocupações pela e na internet – labirinto de ruas virtuais -, materializado na criação deste blog, que pretende mostrar perspectivas da arte, intervenções, comunicação e até mesmo dos grandes eventos, como Carnaval e Copa do Mundo, que também são formas de ocupação, de movimentos, de vibrações, de vida.

O blog (Vi)ver n_a cidade é isto. Entre 2014 e 2015, ele apresentou os olhares de quatro jornalistas e um biólogo – à época alunos do curso de especialização em Jornalismo Científico, oferecido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) -, que se aventuram em descobrir novas formas de divulgar ciência e arte. A proposta era de postagens sobre pichação, grafite, teatro de rua, música, intervenções em grandes eventos e tudo mais que dê novas significações aos espaços públicos, incluindo a tela do computador e celular de cada internauta. Por meio do uso de fotos, vídeos e textos, discutimos a importância da ocupação dos espaços públicos, de que forma ela tem ocorrido, suas implicações na sociedade atual, as dificuldades encontradas pelas pessoas e artistas para essa ocupação e como os movimentos sociais têm se organizado para realizá-las e incentivá-las.

Após alguns meses ativos, publicamos o livro (Vi)ver n_a Cidade: Ocupações de Espaços Urbanos que reuniu todas as postagens realizadas no blog.

Baixe o ebook. Leia mais sobre o livro: texto 1texto 2.

Participe do Blog e da 2ª. Edição do livro (Vi)ver n_a cidade

lambelambe.jpg

Nossa ideia foi lançada a partir da proposta de uma disciplina, mas não queremos parar nosso blog por aqui. Longe disso. Queremos que mais e mais pessoas possam (Vi)ver n_a cidade com a gente, compartilhar olhares, experiências vindas de toda parte.

Este é um convite público para qualquer interessado em enviar textos, fotografias ou outras mídias sobre intervenções urbanas, ocupações, bons e maus usos da cidade. As contribuições serão postadas no blog ao longo do primeiro semestre de 2019. Depois estas serão compiladas em uma segunda edição do livro (Vi)ver n_a Cidade: Ocupações de Espaços Urbanos a ser publicado pela Editora Na Raiz.

Então posso escrever de tudo? Sobre qualquer coisa? Sim! Claro que vale dar uma olhadinha na carta de apresentação do blog para entender a proposta do material publicado por ele. Assim como o nosso trabalho, tudo é voluntário, copyleft e devidamente creditado. Lembre-se que é importante considerar que o antes de ser um capítulo, o texto é um post, e dado do formato do blog e do livro, a linguagem deve ser de divulgação científica ou jornalística.

Para aqueles que quiserem trocar uma ideia, dar dicas, sugestões de temas ou participar do blog, escreva para lamimguedes@gmail.com.

Prazo para envio das contribuições: indeterminado.

Entrem e participem, nos ajudem a (Vi)ver n_a cidade!

Fernanda Domiciano

Janaína Quitério

Juliana Passos

Kátia Kishi

Valdir Lamim-Guedes

Anúncios

13 comentários em “Chamadas para livros”

  1. Infelizmente a data para envio já está muito próxima, e só vi a divulgação agora, o que torna
    praticamente impossível, em vista do tempo, elaborar um bom trabalho.

    Curtir

      1. Sim, compreendo! ainda assim, para concatenar idéias e construir algo, não é tão simples principalmente quando não se pode dar exclusividade diária. A não ser para quem já tem algo encaminhado. Para quem ainda tem apenas idéias é preciso um pouco mais de tempo. Obrigada pela atenção. Abraço Deborah

        Curtir

  2. Valdir, gostaria de saber se a publicação pode falar sobre percepções sobre experiências da profissão, em uma linguagem mais narrativa, contos de campo, filosofia da ciência ou algo nessa linha… Obrigada. Abraços,
    Ana

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s