Blog

Livros

Tendências de pesquisas para a Educação em Ciências

Este livro é direcionado a profissionais e estudantes da área de pesquisa em Educação em Ciências. Com propostas teóricas e derivadas de pesquisas acadêmicas, essa obra tem como objetivo principal dar visibilidade para diferentes referenciais teóricos-metodológicos o que pode contribuir para a aproximação com novas tendências e reflexões sobre as nossas pesquisas. De um modo geral, os textos privilegiam um tom narrativo e didático, pelo qual se procura convidar o leitor para a apropriação do referencial teórico no desenvolvimento de suas próprias pesquisas.

Ao final de cada capítulo, são trazidas questões para a proposição de pesquisas alinhadas aos referenciais discutidos e em sintonia com as demandas de cada subárea identificadas pelos autores. Assim, o leitor poderá conhecer histórias, investigações, propostas e pesquisadores ao mesmo tempo em que identifica caminhos para uma maior convergência e desenvolvimento da educação em ciências brasileira.

Desse modo, esperamos que esta obra ao mesmo tempo em que apresenta, pesquisadores e pesquisadoras, suas pesquisas, pensamentos e apontamentos para o campo, atue também como uma inspiração para outros estudos e um convite para que pesquisadores interessados nas diversas vertentes da Educação em Ciências em nosso país participem das discussões iniciadas nesta obra.

Veja o livro abaixo e, se desejar, faça o download.

O livro também está disponível aqui.

Disponível no Google Livros/play.

Conheça os outros títulos publicados pela Editora Na Raiz na aba livros ou a partir do Catálogo da Editora.

Publicidade
Livros

Imunologia na sala de aula: sequências de ensino | Immunology in the classroom: teaching sequences | Inmunología en el aula: secuencias didácticas

O E-book “Imunologia na sala de aula: sequências de ensino” é o resultado dos esforços de um grupo de educadores e imunologistas na contribuição pela aproximação entre educação e pesquisa em imunologia. O ebook composto por 14 capítulos redigidos por pesquisadores de várias regiões do Brasil. Boa leitura!

The E-book “Immunology in the Classroom: Teaching Sequences” is the result of the efforts of a group of educators and immunologists to contribute to bringing education and research in immunology together. The ebook consists of 14 chapters written by researchers from various regions of Brazil. Good reading!

El E-book “Inmunología en el aula: secuencias didácticas” es el resultado del esfuerzo de un grupo de educadores e inmunólogos en la contribución a la aproximación entre la enseñanza y la investigación en inmunología. El libro electrónico consta de 14 capítulos escritos por investigadores de varias regiones de Brasil. ¡Buena lectura!

Veja o livro abaixo e, se desejar, faça o download.

O livro também está disponível aqui.

Disponível no Google Livros/play.

Conheça os outros títulos publicados pela Editora Na Raiz na aba livros ou a partir do Catálogo da Editora.

Livros

Ciências na Escola: Temas e propostas didáticas para a Educação Científica no Ensino Médio

Este livro, Ciências na Escola: : Temas e propostas didáticas para a Educação Científica no Ensino Médio, é um produto construído ao longo do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa, “Elaborando sequências didáticas para o ensino de biologia por investigação na educação básica”, financiado pelo CNPq, por meio do edital MCTIC/CNPq Nº 05/2019 – PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA/ Ensino de Ciências na Educação Básica. O projeto teve como objetivo produzir sequências didáticas para serem aplicadas em escolas estaduais, com o intuito de contribuir para a formação científica dos(as) docentes e discentes e melhoria do ensino de biologia no ensino médio.

As sequências didáticas foram desenhadas e aplicadas predominantemente por professores(as) de biologia, em exercício no ensino médio, nas salas de aula de suas respectivas escolas públicas, durante a realização do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UFMG). O PROFBIO tem como objetivo a qualificação profissional de professores de biologia em exercício na educação básica, visando à melhoria do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de mediação do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a construção do conhecimento científico no ambiente escolar.

As sequências didáticas aqui apresentadas seguem um modelo de organização (introdução, objetivos, habilidades da BNCC, materiais necessários, esquema da sequência didática, material de apoio e complementar, avaliação da sequência didática e referências bibliográficas). Os temas e conteúdos das sequências didáticas são instigantes (educação sexual, meio-ambiente, parasitologia, vacinação, origem da vida, botânica), pois permeiam a escola ou a realidade dos estudantes, o que contribui para aumentar o interesse e o engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem em biologia.

Entendemos que a proposta do livro, portanto, pode repercutir no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem de biologia na educação básica, uma vez que as sequências didáticas apresentadas podem servir de referência para os(as) professores(as) trabalharem o conhecimento científico em sala de aula, utilizando diferentes recursos didáticos, por meio de uma abordagem investigativa, que estimule a prática científica dos estudantes, a partir da formulação de hipóteses, da busca de evidências, da construção de inferência e conclusão.

Veja o livro abaixo e, se desejar, faça o download.

O livro também está disponível aqui

Disponível no Google Livros.

Conheça os outros títulos publicados pela Editora Na Raiz na aba livros ou a partir do Catálogo da Editora.

Livros

Ciências na escola – um novo olhar sobre o ensino da evolução biológica: reflexões e propostas

 Francisco Ângelo Coutinho;  Fábio Augusto Rodrigues e Silva;  Felipe Sales de Oliveira (organizadores)

A presença destacada da temática Evolução nos novos documentos norteadores da prática pedagógica, tanto em Unidades Temáticas quanto em competências específicas, salienta como ela é importante em um contexto educativo que visa uma formação humana e cidadã. Entretanto, por se tratarem de documentos recentes, aliado ainda aos transtornos causados pelo período dos dois anos iniciais da pandemia de COVID-19, que compreendeu a interrupção das atividades escolares presenciais e, quando possível, a retomada em um formato remoto, ainda não foi possível verificar se essas novas normativas ocasionaram modificações na prática docente.

Cabe acompanhar se, a partir desses documentos, e, consequentemente, com a readequação dos livros e outros materiais didáticos, teremos alguma mudança de cenário. É justamente nessa lacuna que esta obra se enquadra, pois (I) ao oferecer reflexões e propostas orientadas pelas perspectivas curriculares mais atuais da Educação em Ciências, (II) apresentar uma abordagem que desconstrói algumas das narrativas hegemônicas e excludentes sobre o tema, (III) considerar as demandas da Educação do Campo, (IV) incluir o uso das tecnologias educacionais e (V) ao sugerir a realização de uma aula gamificada, possibilita um olhar idiossincrático sobre o processo evolutivo que não se encontra em outros recursos didáticos.

Veja o livro abaixo e, se desejar, faça o download.

O livro também está disponível aqui

Disponível no Google Livros: aqui

Este arquivo também está disponível aqui

Conheça os outros títulos publicados pela Editora Na Raiz na aba livros ou a partir do Catálogo da Editora.

Livros, Nossos projetos

O barulho do voo do morcego / The noise of the bat’s flight

Daniel Manzoni

No ano de 2020 o mundo parou e fomos forçados a fazer uma quarentena que virou um pesadelo. Já estamos em 2022 e ainda estamos contando os prejuízos. Muito do descaso da gestão do governo brasileiro com a educação e ciência já começa a ser esquecido. Durante o ano de 2020 eu fazia a leitura e escrita de um diário de análise da obra “A vida de Galileu” do autor alemão Bertold Brecht para minha segunda tese de doutorado na área de teoria literária na UNICAMP. A crise da pandemia invadiu minhas análises de leitura da obra que estão registradas no diário que escrevi em 1 ano quando nos planava a dúvida se teríamos vacinas contra a COVID-19. O diário escrito serviu de base para a análise autoetnográfica da tese em teoria literária de crítica à Ciência e a vida dos cientistas. A decisão de publicação do diário como um livro é com o mesmo objetivo do fazer barulho do voo dos morcegos como no conto “Os companheiros: uma história embaçada” do escritor Caio Fernando Abreu. O conto de Abreu é sobre um grupo de colegas militantes políticos que se reúnem em uma casa permanecem completamente em silêncio. Os únicos sons que chegam até nós pessoas leitoras são o de um narrador analítico presente que tenta falar por cada uma daquelas personagens que não conseguem contar suas histórias; o outro som que todas as personagens podem ouvir que é aquele produzido das asas de morcegos que voam o tempo todo fora da casa quebrando o silêncio e incomodando aquele grupo de pessoas. Isso nos leva a pensar que a ideia da publicação do diário é fomentar nossos morcegos bem barulhentos e não deixar as memórias silenciadas. Aqui apresentamos uma versão bilíngue do diário (português/inglês).

Veja o livro abaixo e, se desejar, faça o download.

O livro também está disponível aqui (PT) aqui (EN)

Disponível no Google Livros: aqui (PT) aqui (EN)

Conheça os outros títulos publicados pela Editora Na Raiz na aba livros ou a partir do Catálogo da Editora.

Livros

Ciência & Arte: transgredindo o científico

Esta obra coletiva traz como tema as relações interdisciplinares entre os campos das Artes e das Ciências, com foco nas ciências da natureza. Organizado pel@s integrantes do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia (LEBIO) da Universidade Federal do Ceará (UFC), a proposta surge das vivências de suas/seus autor@s, tanto como espaço-tempo de pesquisa acadêmica, mas, sobretudo, como relato de experiências didáticas e propostas pedagógicas feitas para o “chão” da sala de aula.

A ideia do livro é ousada: “transgredir o científico”. Trata-se de uma obra coletiva, em que as atividades propostas almejam desenvolver habilidades e competências reflexivas dos professores de Ciências (naturais/humanas), além de potencializar espaços e tempos de discussão sobre as transgressões que podem ser feitas entre arte e ciência, que podem ser vistas como campos que compartilham experiências e percepções.

Veja o livro abaixo e, se desejar, faça o download.

O livro também está disponível aqui

Disponível no Google Livros

Conheça os outros títulos publicados pela Editora Na Raiz na aba livros ou a partir do Catálogo da Editora.

Livros

Argumentar é preciso

Vozes originais e questionadoras são raras. Essa escassez decorre de poucas oportunidades de debate e de acesso a ideias dissonantes… Promover meios de expressão de pensamentos é papel de quem compreende o conceito de educação libertadora. Argumentar permite transformar a dor, elaborar experiências. Dar lugar de fala a alguém é possibilitar autoria, reflexão e eliminar mordaças. Padrões dominantes restringem as possibilidades de pensar diferente e comunicar. Nesse contexto, limitam-se as possibilidades de criação de novos pontos de vista.

Argumentar é preciso recolhe e organiza técnicas de escrita, traz também fios de vozes de pensadores atuais que possibilitam uma concepção mais crítica da realidade vigente. É um convite à ousadia da criação e ao abandono de ideias prontas.

O livro está a venda aqui

Livros

Faces da Educação II: A gestão escolar vista desde a perspectiva participativa, inclusiva e organizacional

O tema em foco nesta obra foi a Administração e a Gestão de Centros Educativos. Este livro traz como proposta investigações elaboradas pelos orientandos da Profa. Dra. Maria Aparecida Santos e Campos, e objetiva contribuir para o desenvolvimento dos alunos do curso de doutorado em Educação, e na divulgação das temáticas investigadas por eles. É uma obra de cunho colaborativo interdisciplinar e multicultural, representa a trajetória formativa de envolvimento e compromisso dos doutorandos, e cria espaço e oportunidades para concretizar seus esforços ao fazer visível suas inquietudes e conclusões, sobre o tema em foco, direcionado tanto à comunidade escolar como o público em geral.

Ao apresentar a Administração e Gestão de Centros Educativos, como tema central, esta produção abordou os vários aspectos dos processos inseridos no trabalho dos diretores escolares e suas equipes em diferentes contextos, trazendo ao leitor um pouco da realidade da direção escolar no Brasil, Angola e Moçambique, proporcionando-lhe um leque de discussões sobre as Faces da Educação relacionada à administração escolar expressando neste volume II, que tem como objetivo oportunizar a discussão sobre o atual momento da educação brasileira, angolana e Moçambicana em relação a Gestão e Administração de Centros Educativos.

Veja o livro abaixo e, se desejar, faça o download.

O livro também está disponível aqui

Disponível no Google Livros

Veja também: Livro Faces da Educação (Volume I)

Conheça os outros títulos publicados pela Editora Na Raiz na aba livros.

Chamadas para publicação, Nossos projetos

Novas chamadas

Chamada para capítulos para livro sobre sequências didáticas em Educação em Direitos Humanos

Essa obra busca reunir propostas didáticas sobre temas relacionados à Educação em Direitos Humanos. Saiba mais lendo a chamada:

Texto da Chamada

Chamada para capítulos para livro sobre sequências didáticas de Ensino de Ciências

Essa obra busca reunir propostas didáticas de Ensino de Ciências. Saiba mais lendo a chamada:

Texto da Chamada