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Sobre a Editora

Novidades sobre o livro “Profissão: biólogo. Que carreira é essa?”

Olá pessoal,

Hoje é um grande dia! Finalmente terminei a minha tese!

Ou pelos menos, terei algum descanso até o dia da banca… a defesa pública será em 18 de outubro, às 14 horas na Faculdade de Educação da USP. Estão todos convidados!

Desde o fim do ano passado, trabalhamos em um livro sobre a atuação dos biólogos. Fizemos uma campanha no Catarse, recebemos 24 textos e organizamos um livro com excelente conteúdo, ao qual demos o nome de “Profissão: biólogo. Que carreira é essa?”. Surgiu a oportunidade de participar de um edital da Editora da Universidade Federal do ABC para a publicação de livros voltados ao ensino médio, submetemos o material copilado e, ontem, tivemos a boa notícia de que a obra foi aprovada para publicação!

Por agora, não temos muitas outras informações sobre o processo editorial da Editora da UFABC, mas assim que tiver alguma novidade, volto a postar aqui.

Agora, com a tese entregue, a Editora Na Raiz voltará a ficar mais ativa! Neste mês será publicado um livro sobre educação ambiental. No mês que vem vamos publicar o livro sobre o blog (Vi)ver n_a Cidade, cuja chamada de textos ainda está aberta.

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Chamadas para publicação

RE(SIGNIFICAR) a liberdade nas ruas em dias de trevas

Texto de Felipe Santos Da Silva sobre a manifestação intitulada Mulheres contra Bolsonaro! Franca/SP, ocorrida no dia 29 de setembro de 2018. 

Leia o texto completo em
https://viveracidade.wordpress.com/2019/04/08/resignificar-a-liberdade-nas-ruas-em-dias-de-trevas/

Este texto integrará a segunda edição do livro, veja a chamada:
(Vi)ver n_a Cidade: Ocupações de Espaços Urbanos

Livros

Educação ambiental na educação básica: entre a disciplinarização e a transversalidade da temática socioambiental (segunda edição revista e ampliada)

O livro Educação ambiental na educação básica: entre a disciplinarização e a transversalidade da temática socioambiental (segunda edição revista e ampliada) nos apresenta de forma original um conjunto de artigos que aborda o tema da educação ambiental nas escolas num contexto em que se debatem mudanças que se coloca em questão o desenho curricular e os potencias riscos que pode promover na formação dos estudantes. O livro mostra a relevância de trazer à tona questões que permeiam o conflito interdisciplinaridade e disciplinarização apresentando a importância da participação de todos os atores que possuam interface com o debate, defendendo a transversalidade da temática ambiental (Trecho do Prefácio do Profº. Drº. Pedro Roberto Jacobi – USP para a primeira edição).

A concepção deste livro – que agora publicamos sua segunda edição, revista e ampliada – surgiu após a proposição do Projeto de Lei do Senado (PLS) 221/2015 de autoria do Senador Cássio Cunha Lima. Este PLS trata de uma questão há muito discutida no campo da educação ambiental (EA): devemos transformá-la em disciplina ou trabalhar de modo transversal seus temas? Além disso, propõe alterações na Lei nº 9.795/99 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, sugerindo a inclusão de um novo objetivo para a EA.

Esta obra é um importante passo no qual buscamos analisar o embate entre diferentes visões sobre a Educação Ambiental Escolar, de forma que nos posicionamos a favor da transversalidade da questão socioambiental e contra a disciplinarização da EA.

O livro é composto por 18 capítulos e 2 anexos. Ele é resultado de um processo pedagógico que envolveu alunos da Pós-graduação em Educação Ambiental para Sustentabilidade do Centro Universitário Senac-Santo Amaro (São Paulo-SP) e autores convidados. O arquivo PDF do livro está disponível para download a partir do link livros.

Chamadas para publicação

Participe da 2ª. edição do livro (Vi)ver n_a cidade

Este é um convite público para qualquer interessado em enviar textos, fotografias ou outras mídias sobre intervenções urbanas, ocupações, bons e maus usos da cidade. As contribuições serão postadas no blog (Vi)ver n_a cidade ao longo do primeiro semestre de 2019. Depois estas serão compiladas em uma segunda edição do livro (Vi)ver n_a Cidade: Ocupações de Espaços Urbanos  a ser publicado pela Editora Na Raiz.

Leia mais no link Chamadas para livros

Livros

Que comecem os jogos: guia de atividades lúdicas de educação ambiental

As ações de educação ambiental, tanto em ambientes formais, como não-formais, utilizam jogos, dinâmicas, brincadeiras, atividades colaborativas, de forma a incentivar o trabalho coletivo e uma aprendizagem mais contextualizada e divertida. 

A utilização de jogos educativos voltados à educação ambiental é uma importante estratégia pedagógica que reforça o aspecto lúdico em muitas ações, estimulando o engajamento dos participantes e garantindo a abordagem de temáticas socioambientais.  

Este livro é uma coleção de jogos desenvolvidos por alunos do curso de pós-graduação em Educação Ambiental para Sustentabilidade do Centro Universitário Senac, campus Santo Amaro, localizado em São Paulo-SP. 

Ao todo são 13 capítulos, sendo dois teóricos e 11 jogos que tratam de diferentes temáticas, como mata atlântica, morcegos e hortas e que adotam distintas propostas pedagógicas, como quebra-cabeça, tabuleiros, jogo de cartas, entre outras. As propostas didáticas foram criadas por autores que residem em diferentes regiões do país, a saber sudeste, sul e norte, assim, temos ampliada a diversidade dos textos e o potencial desta obra em colaborar com o trabalho de educadores ambientais do país todo.

Acesse o livro completo