Blog

Chamadas para publicação, Nossos projetos

Chamada para capítulos sobre a docência durante a Covid-19

Esta chamada trata da organização e publicação de um livro com relatos com extensão entre 5 e 10 páginas redigidos em primeira pessoa [chamados de (auto)biografias] de professores e professoras da Educação Básica e Superior durante a pandemia Covid-19. Estas (auto)biografias devem ter atenção especial aos desafios, resiliência e inovações adotadas durante este período e, especialmente, o que permanecerá, isto é, o que deste período ainda será mantido com o retorno ao ensino presencial.

Veja a chamada para mais informações.

A organização da obra se dá no contexto do Projeto Observatório da Educação na Covid-19.

As submissões e a publicação são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 9 de maio.

Livros

Guia de Campo do Parque Nacional Serra de Itabaiana

O livro Guia de Campo do Parque Nacional Serra de Itabaiana, de autoria de Cleverton da Silva Juan Ruiz-Esparza Cristiano Schetini de Azevedo Adauto de Souza Ribeiro, tem o objetivo principal deste guia é apresentar as 227 espécies de aves que podem ser avistadas no Parque Nacional Serra de Itabaiana (Sergipe, Brasil) e, concomitantemente, incentivar a prática da observação de aves (birdwatching).

A observação de aves consiste no ato de observar e identificar aves em seu habitat natural. É uma atividade muito divertida e que pode ser realizada por qualquer pessoa, em qualquer hora e lugar, embora o início da manha seja o melhor horário para essa atividade, pois é quando você verá um maior número de espécies e indivíduos ocupados em interessantes atividades.

Neste guia são apresentadas as fotos de cada espécie, nome popular e científico, além de informações sobre habitat, período de maior atividade e comportamento social, todas com ícones coloridos que facilitam a leitura. O guia comunica também o papel ecológico das espécies, baseado na sua alimentação. Além disso, o guia traz o status de conservação de cada espécie, conforme a International Union for Conservation of Nature (IUCN Red List).

Antes da apresentação das espécies é feita uma breve caracterização do Parque Nacional Serra de Itabaiana em termos de história, ecossistemas e biodiversidade. Também são oferecidas dicas e orientações importantes para a prática da observação de aves.

Diante disso, entendemos que a observação de aves, além de servir para um objetivo recreativo, pode ser igualmente relevante para a educação ambiental, uma vez que através desta prática ecoturística é possível conscientizar as pessoas sobre a importância de manter a biodiversidade, para assegurar os recursos naturais que utilizamos para nossa sobrevivência.

Esperamos que você, leitor, aproveite as informações deste guia e se encante com a beleza de nossa avifauna.

Disponível no Google Livros

Livros

Ensinando Biologia por investigação: propostas para inovar a ciência na escola

O livro “Ensinando Biologia por investigação: propostas para inovar a ciência na escola”, organizado pelo Prof. Dr. Luiz Gustavo Franco e composto por oito capítulos, é fruto do projeto “Desenvolvendo práticas científicas nos Anos Finais do Ensino Fundamental: proposta de uma análise ao longo do tempo”. Dentre as metas do projeto, a produção de materiais didáticos inovadores tem como objetivo divulgar propostas investigativas e favorecer o desenvolvimento de “espaços da ciência” na escola.

As sequências apresentadas neste livro oferecem alternativas ao ensino pautado meramente na transmissão de conteúdos científicos, visam promover uma postura mais ativa dos estudantes e buscam a construção de visões mais complexas sobre a ciência na escola.

Este livro foi desenvolvido a partir do diálogo entre diferentes atores envolvidos no processo educativo: estudantes, professores, licenciandos e pesquisadores. O projeto ocorreu no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e envolveu uma parceria entre os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Veja o livro abaixo e, se desejar, faça o download:

O livro também está disponível aqui

Disponível no Google Livros

Conheça os outros livros publicados pela Editora Na Raiz na aba Livros.

Livros, Nossos projetos

Metodologias ativas: Diferentes abordagens e suas aplicações

A preocupação com a participação dos alunos durante as atividades educacionais tem sido alvo de diversos pesquisadores, alguns dos quais assinam os capítulos que compõem esta obra. Apresentamos esta obra composta por sete capítulos redigidos por 13 autores que atuam nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

Os autores quando optaram por enviar suas contribuições para esta obra foram convidados a refletir se as metodologias ativas são um modismo ou uma inovação educacional. O resultado deste processo reflexivo é uma visão que defende as metodologias ativas, reconhecendo o seu relevante papel para a qualidade do ensino, sem, contudo, sucumbir ao discurso modista.

Assim, apresentamos aos leitores este conjunto de capítulos que possibilitam uma visão ampla sobre as metodologias ativas que, esperamos, permitam a utilização deste conceito, assim como, da adoção das metodologias abordadas.

Veja o livro e, se desejar, faça o download:

O livro também está disponível aqui e conheça os outros livros publicados pela Editora Na Raiz na aba Livros.

Chamadas para publicação

Chamada para e-book Ensino de Imunologia

O Ensino de imunologia nunca ficou tão importante como agora devido a pandemia da COVID-19. Dessa forma, nosso objetivo é compor um livro com sequencias didáticas contendo práticas e metodologias do Ensino de imunologia. O conteúdo pode ter como foco as aulas do ensino básico (em ciências, biologia ou outras disciplinas) assim como as aulas do ensino superior (para cursos de ciências biológicas e saúde).

Recepção de capítulos:  até 05/03/2021.

Veja a chamada: https://bit.ly/ensinoimunologia

Livros, Nossos projetos

Guia de campo: Aves de Ouro Preto

A expansão das cidades vem causando perda da diversidade ecológica em seus limites. Isso pode ser explicado pelo fato de que a urbanização leva a um processo de homogeneização ambiental que resulta em uma substituição das espécies nativas por espécies não nativas, causando, assim, uma alteração na comunidade natural. Esse processo de homogeneização é complexo e está relacionado a muitos fatores que se associam e se retroalimentam, como, por exemplo: a introdução de novos predadores, parasitas ou vetores de doenças, pelo aumento da competição por recursos alimentares ou espaço; ou ainda pelos elementos poluentes que contaminam o ar, solo e corpos d’água.

Entretanto, mesmo nas cidades, a biodiversidade se faz presente e algumas espécies podem aproveitar as condições oferecidas por ambientes antropizados e habitar os espaços urbanos. Isso pode nos oferecer informações importantes sobre a saúde ambiental das diferentes localidades. Neste sentido, as aves são um interessante grupo de animais que nos fornece dados interessantes sobre a biodiversidade urbana.

As aves têm um papel de suma importância para o meio ambiente, na natureza elas possuem um importante papel atuando na dispersão de sementes, controle de pragas, polinização de plantas, entre outras funções. No controle biológico de pragas podemos citar gaviões e corujas, por exemplo, pois são consumidores de ratos e cobras. Já os urubus, são importantes no controle de carcaças, já que consomem rapidamente este tipo de alimento inclusive em áreas urbanas. Quanto à polinização podemos citar principalmente os beija-flores, que têm uma forte relação com algumas espécies de plantas onde a extinção de uma determinada flor pode levar a extinção da ave e vice-versa. E, finalmente, quanto à dispersão de sementes, temos frutos disponíveis nas cidades, como, por exemplo, a goiaba e afins, cuja dispersão se dá por meio das aves que, ao coletarem e/ou consumirem este recurso, podem carrear os frutos e as sementes para outros locais.

Este guia nasceu, principalmente, da preocupação em como formar e atrair os olhares da população, seja ela de formação acadêmica ou, simplesmente, interessada no tema, para a vida silvestre que ainda persiste nos espaços urbanizados.

Neste sentido, temos como objetivo principal deste documento: ampliar o conhecimento sobre as espécies de aves conhecidas e caracterizadas no espaço urbano de Ouro Preto – Minas Gerais. Dessa forma, espera-se também uma percepção de que fazemos parte de um ambiente integrado e relacionado a outros seres vivos e que não existe uma natureza distante e intocada.

Conheça esta obra e baixe gratuitamente em https://editoranaraiz.wordpress.com/livros/

Livros, Nossos projetos

Livro Aproximar-se das literaturas de Língua Portuguesa: traçando leituras

Aproximar-se das literaturas de língua portuguesa: trançando lei­turas é um projeto motivado pelo desejo de abertura para acolher vozes e textos dis­postos ao diálogo empenhado sobre literaturas escritas em língua portuguesa. Os organizadores são pesquisadores acadêmicos e professores da Educação Básica, envolvidos demais com o prazer das desco­bertas científicas e com a vontade de dizer sobre elas para além do espaço da academia – para alunos, colegas e quem mais tiver abertura para essa prosa.

Este projeto teve início com um curso voltado ao exercício da comunicação das pesquisas acadêmicas realizadas em torno das literaturas escritas em língua portuguesa. A proposta era a de mobilizar o conhecimento elaborado e bastante aprofun­dado produzido pela academia, apresentando-o por meio de uma lin­guagem convidativa a um público mais amplo, instigando sua curio­sidade sem deixar de oferecer acesso a uma crítica embasada e vigo­rosa. Nossa pergunta de base era: como tornar a pesquisa acadêmica acessível para um público em geral, sem menosprezar sua complexi­dade, profundidade e alcance?

A questão foi desafio dos encontros realizados online, junto às vozes parceiras que compartilham estas páginas. Foi de­safio também durante as leituras e trocas a partir de cada um dos tex­tos enviados para esta edição, sobre os quais dialogou-se tentando en­contrar esse equilíbrio de uma linguagem que une a tal “simplici­dade” da divulgação científica e a profundidade das reflexões acadêmicas. Resultado disso são textos que percorrem diversos temas e abordagens, sem deixar de conduzir os

leitores para a conversa em cada passo e palavra. Este foi um trabalho de costura de muitas vozes em diálogo, com abertura para aproximarem-se num trançado de lei­turas que, espera-se, afaste a aridez por vezes vista nos textos aca­dêmicos “sin perder la ternura” que a literatura mobiliza.

Veja abaixo a apresentação dos capítulos.

Veja o livro e, se desejar, baixe o arquivo em pdf.

Chamadas para publicação

𝐂𝐡𝐚𝐦𝐚𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐜𝐚𝐩í𝐭𝐮𝐥𝐨 | 𝐁𝐞𝐫𝐧𝐚𝐫𝐝𝐨 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐚𝐫𝐞𝐧𝐨 𝐞 𝐚𝐬 𝐭𝐫𝐚𝐧𝐬𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚çõ𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐜𝐞𝐧𝐚 𝐩𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐮𝐞𝐬𝐚 𝐧𝐨 𝐬é𝐜𝐮𝐥𝐨 𝐗𝐗

Organização Carlos Gontijo, Robin Driver e Profª. Drª. Flávia Maria Corradin (FFLCH USP).

Esta chamada para publicação de capítulos surgiu da riqueza dos trabalhos apresentados no Colóquio Internacional Bernardo Santareno, 100 anos depois: ambivalências, realizado em dezembro de 2020 na FFLCH USP, mas busca a ampliação da discussão para as transformações ocorridas na dramaturgia portuguesa ao longo do século XX. Assim serão aceitos textos que falem da escrita, posta em cena, crítica ou releitura do e no teatro português ao longo do século XX.

Nosso plano é que este livro se organizará em duas partes, correlatas, mas distintas:

Na primeira parte, tomamos conhecimento das diferentes correntes artísticas presentes nos palcos e nos textos dramáticos portugueses escritos ou representados no século XX, buscando um panorama do mosaico cultural luso;

Na segunda parte, tomamos como eixo a dramaturgia de Bernardo Santareno, objeto de comemorações de seu centenário ao redor do mundo lusófono no ano de 2020, em análises que busquem esmiuçar a sua obra ou colocá-la em confrontação com seu momento histórico, seu contexto, seus contemporâneos e, por que não, com as idiossincrasias do seu próprio autor.

Chamada com apoio técnico da Editora Na Raiz. Planeja-se buscar editoras universitárias justamente por seu caráter gratuito. Assim, a publicação será gratuita para os autores selecionados.

Veja a chamada de capítulos: https://editoranaraiz.wordpress.com/chamadas-para-publicacao/

Chamadas para publicação

Chamada para capítulos para o livro A educação na Covid-19: A voz docente volume 2

Mais uma parceria com o Observatório da Educação na Covid-19!

Observatório da Educação na Covid-19

Ao longo de 2020 trabalhamos no livro “A Educação na Covid-19: a voz docente”.

Agora teremos o volume 2 buscando, novamente, dar voz aos professores.

Saiba mais sobre esta chamada.

Ver o post original