
O E-book “Imunologia na sala de aula: sequências de ensino / Immunology in the classroom: teaching sequences” é o resultado dos esforços de um grupo de educadores e imunologistas na contribuição pela aproximação entre educação e pesquisa em imunologia. As ideias que deram origem a esse trabalho partem da observação de que os temas envolvendo imunologia tem ocupado lugar central em grande parte dos debates envolvendo saúde, tecnologia e sociedade. Por exemplo as técnicas de transplante e a geração e funcionamento das vacinas. O advento da pesquisa em imunologia traz, como consequência, a elucidação dos mecanismos fisiológicos envolvidos nas reações de tolerância e rejeição, o aprofundamento do debate ético, o emprego de tecnologias de ponta. Assim como os transplantes, diversos temas de relevância pública emergem e sensibilizam a mídia informativa e o entretenimento, atingindo diversas camadas sociais e gerando impactos positivos ou negativos. É o caso da Revolta da Vacina, um episódio marcante na Primeira República brasileira, em que a desigualdade social, a falta de sensibilidade do poder público e o desconhecimento sobre ciência conduziram uma campanha de vacinação contra a varíola ao caos completo na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Mais recentemente, a descoberta do vírus da imunodeficiência humana (HIV) causou ampla comoção e casos de pessoas com HIV são amplamente retratados em personagens de filmes, novelas e discutidos em reality shows.
Mais de um século se passou desde então e observamos, no ano de 2020, o surgimento da Pandemia da Doença do Coronavírus-19 (COVID-19). Junto com ela, um novo debate envolvendo o uso da internet para rápida e extensiva disseminação de notícias falsas. Evidências apontam para o envolvimento de grupos com alto poder financeiro e político nos processos de deslegitimação das vacinas e da legitimação de propostas charlatãs que podem estar associadas ao acirramento das mortes e da contaminação pelo vírus ao redor do globo. Diante desse dilema, aqui nos cabe uma reflexão: ainda que o mau uso da internet seja um componente novo dentro do debate da saúde pública mundial, é preciso reconhecer que ele só obtém sucesso na medida em que se aproveita da perpetuação de elementos tais como desinformação, desigualdade social, baixa divulgação científica – os mesmos elementos presentes secularmente nos mais diversos dilemas da sociedade na área da saúde.
Acreditamos que uma educação democrática e contextualizada possa ser uma das vias que oportunizem a sociedade a reverter essa situação. Uma sociedade global, complexa, imediatista, desigual e tecnológica necessita de profissionais das ciências capazes de lidar com essas características em seus contextos profissionais. Pensando na formação em imunologia dos profissionais das áreas das ciências médicas e da natureza nos surge, portanto, o desafio de desenvolver sequências de ensino e aprendizagem, com objetivos educacionais que possibilitem a imersão desses indivíduos no universo da imunologia, de uma forma mais dinâmica. Como a imunologia perpassa as diversas disciplinas básicas e do ciclo profissional dos cursos de saúde, acaba sendo uma disciplina chave para a compreensão de diversos processos no balanço saúde-doença. Este e-book foi organizado por três cientistas e professores de imunologia. Além disso, encontra-se aqui diversas sequências didáticas de diversas regiões do Brasil, de diversas universidades e como alvo os muitos alunos dos cursos de saúde.
No presente E-Book apresentamos um compilado dessas sequências com o objetivo de inspirar professoras e professores a desenvolverem suas propostas e que possam com essas ideias desenvolverem suas maneiras de tornar um assunto tão importante acessível e que assim consigamos desmistificar o raciocínio científico pautado em verdades objetivas e passíveis de questionamento e testagem.
Veja o livro abaixo e, se desejar, faça o download.
O livro também está disponível aqui
Disponível no Google Livros
Conheça os outros títulos publicados pela Editora Na Raiz na aba livros.