Livros, Nossos projetos

Guia de campo: Aves de Ouro Preto

A expansão das cidades vem causando perda da diversidade ecológica em seus limites. Isso pode ser explicado pelo fato de que a urbanização leva a um processo de homogeneização ambiental que resulta em uma substituição das espécies nativas por espécies não nativas, causando, assim, uma alteração na comunidade natural. Esse processo de homogeneização é complexo e está relacionado a muitos fatores que se associam e se retroalimentam, como, por exemplo: a introdução de novos predadores, parasitas ou vetores de doenças, pelo aumento da competição por recursos alimentares ou espaço; ou ainda pelos elementos poluentes que contaminam o ar, solo e corpos d’água.

Entretanto, mesmo nas cidades, a biodiversidade se faz presente e algumas espécies podem aproveitar as condições oferecidas por ambientes antropizados e habitar os espaços urbanos. Isso pode nos oferecer informações importantes sobre a saúde ambiental das diferentes localidades. Neste sentido, as aves são um interessante grupo de animais que nos fornece dados interessantes sobre a biodiversidade urbana.

As aves têm um papel de suma importância para o meio ambiente, na natureza elas possuem um importante papel atuando na dispersão de sementes, controle de pragas, polinização de plantas, entre outras funções. No controle biológico de pragas podemos citar gaviões e corujas, por exemplo, pois são consumidores de ratos e cobras. Já os urubus, são importantes no controle de carcaças, já que consomem rapidamente este tipo de alimento inclusive em áreas urbanas. Quanto à polinização podemos citar principalmente os beija-flores, que têm uma forte relação com algumas espécies de plantas onde a extinção de uma determinada flor pode levar a extinção da ave e vice-versa. E, finalmente, quanto à dispersão de sementes, temos frutos disponíveis nas cidades, como, por exemplo, a goiaba e afins, cuja dispersão se dá por meio das aves que, ao coletarem e/ou consumirem este recurso, podem carrear os frutos e as sementes para outros locais.

Este guia nasceu, principalmente, da preocupação em como formar e atrair os olhares da população, seja ela de formação acadêmica ou, simplesmente, interessada no tema, para a vida silvestre que ainda persiste nos espaços urbanizados.

Neste sentido, temos como objetivo principal deste documento: ampliar o conhecimento sobre as espécies de aves conhecidas e caracterizadas no espaço urbano de Ouro Preto – Minas Gerais. Dessa forma, espera-se também uma percepção de que fazemos parte de um ambiente integrado e relacionado a outros seres vivos e que não existe uma natureza distante e intocada.

Conheça esta obra e baixe gratuitamente em https://editoranaraiz.wordpress.com/livros/

Um comentário em “Guia de campo: Aves de Ouro Preto”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s