
Aproximar-se das literaturas de língua portuguesa: trançando leituras é um projeto motivado pelo desejo de abertura para acolher vozes e textos dispostos ao diálogo empenhado sobre literaturas escritas em língua portuguesa. Os organizadores são pesquisadores acadêmicos e professores da Educação Básica, envolvidos demais com o prazer das descobertas científicas e com a vontade de dizer sobre elas para além do espaço da academia – para alunos, colegas e quem mais tiver abertura para essa prosa.
Este projeto teve início com um curso voltado ao exercício da comunicação das pesquisas acadêmicas realizadas em torno das literaturas escritas em língua portuguesa. A proposta era a de mobilizar o conhecimento elaborado e bastante aprofundado produzido pela academia, apresentando-o por meio de uma linguagem convidativa a um público mais amplo, instigando sua curiosidade sem deixar de oferecer acesso a uma crítica embasada e vigorosa. Nossa pergunta de base era: como tornar a pesquisa acadêmica acessível para um público em geral, sem menosprezar sua complexidade, profundidade e alcance?
A questão foi desafio dos encontros realizados online, junto às vozes parceiras que compartilham estas páginas. Foi desafio também durante as leituras e trocas a partir de cada um dos textos enviados para esta edição, sobre os quais dialogou-se tentando encontrar esse equilíbrio de uma linguagem que une a tal “simplicidade” da divulgação científica e a profundidade das reflexões acadêmicas. Resultado disso são textos que percorrem diversos temas e abordagens, sem deixar de conduzir os
leitores para a conversa em cada passo e palavra. Este foi um trabalho de costura de muitas vozes em diálogo, com abertura para aproximarem-se num trançado de leituras que, espera-se, afaste a aridez por vezes vista nos textos acadêmicos “sin perder la ternura” que a literatura mobiliza.
Veja abaixo a apresentação dos capítulos.
Veja o livro e, se desejar, baixe o arquivo em pdf.