Livros, Nossos projetos

Livro Aproximar-se das literaturas de Língua Portuguesa: traçando leituras

Aproximar-se das literaturas de língua portuguesa: trançando lei­turas é um projeto motivado pelo desejo de abertura para acolher vozes e textos dis­postos ao diálogo empenhado sobre literaturas escritas em língua portuguesa. Os organizadores são pesquisadores acadêmicos e professores da Educação Básica, envolvidos demais com o prazer das desco­bertas científicas e com a vontade de dizer sobre elas para além do espaço da academia – para alunos, colegas e quem mais tiver abertura para essa prosa.

Este projeto teve início com um curso voltado ao exercício da comunicação das pesquisas acadêmicas realizadas em torno das literaturas escritas em língua portuguesa. A proposta era a de mobilizar o conhecimento elaborado e bastante aprofun­dado produzido pela academia, apresentando-o por meio de uma lin­guagem convidativa a um público mais amplo, instigando sua curio­sidade sem deixar de oferecer acesso a uma crítica embasada e vigo­rosa. Nossa pergunta de base era: como tornar a pesquisa acadêmica acessível para um público em geral, sem menosprezar sua complexi­dade, profundidade e alcance?

A questão foi desafio dos encontros realizados online, junto às vozes parceiras que compartilham estas páginas. Foi de­safio também durante as leituras e trocas a partir de cada um dos tex­tos enviados para esta edição, sobre os quais dialogou-se tentando en­contrar esse equilíbrio de uma linguagem que une a tal “simplici­dade” da divulgação científica e a profundidade das reflexões acadêmicas. Resultado disso são textos que percorrem diversos temas e abordagens, sem deixar de conduzir os

leitores para a conversa em cada passo e palavra. Este foi um trabalho de costura de muitas vozes em diálogo, com abertura para aproximarem-se num trançado de lei­turas que, espera-se, afaste a aridez por vezes vista nos textos aca­dêmicos “sin perder la ternura” que a literatura mobiliza.

Veja abaixo a apresentação dos capítulos.

Veja o livro e, se desejar, baixe o arquivo em pdf.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s