
Organização Carlos Gontijo, Robin Driver e Profª. Drª. Flávia Maria Corradin (FFLCH USP).
Esta chamada para publicação de capítulos surgiu da riqueza dos trabalhos apresentados no Colóquio Internacional Bernardo Santareno, 100 anos depois: ambivalências, realizado em dezembro de 2020 na FFLCH USP, mas busca a ampliação da discussão para as transformações ocorridas na dramaturgia portuguesa ao longo do século XX. Assim serão aceitos textos que falem da escrita, posta em cena, crítica ou releitura do e no teatro português ao longo do século XX.
Nosso plano é que este livro se organizará em duas partes, correlatas, mas distintas:
Na primeira parte, tomamos conhecimento das diferentes correntes artísticas presentes nos palcos e nos textos dramáticos portugueses escritos ou representados no século XX, buscando um panorama do mosaico cultural luso;
Na segunda parte, tomamos como eixo a dramaturgia de Bernardo Santareno, objeto de comemorações de seu centenário ao redor do mundo lusófono no ano de 2020, em análises que busquem esmiuçar a sua obra ou colocá-la em confrontação com seu momento histórico, seu contexto, seus contemporâneos e, por que não, com as idiossincrasias do seu próprio autor.
Chamada com apoio técnico da Editora Na Raiz. Planeja-se buscar editoras universitárias justamente por seu caráter gratuito. Assim, a publicação será gratuita para os autores selecionados.
Veja a chamada de capítulos: https://editoranaraiz.wordpress.com/chamadas-para-publicacao/