Livros, Sobre os nossos livros

Livro Sequências didáticas: Propostas, discussões e reflexões teórico-metodológicas volume 2

O livro Sequências didáticas: Propostas, discussões e reflexões teórico-metodológicas volume 2, tem como norte a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA); as questões sociociotécnicas ou tecnocientíficas e o ensino de ciências por investigação, privilegiando, a Teoria Ator-Rede (ANT). Além dessas tantas questões, os autores assumem outro desafio: propor sequências didáticas que superem as limitações do discurso de “formação para a cidadania”.

Como o leitor terá a oportunidade de acompanhar ao longo do livro, as seis propostas aqui apresentadas buscaram alinhar a Teoria Ator-Rede e alguns conceitos e ideias de Bruno Latour e de colaboradores no estudo de questões educacionais. Nesse sentido, o eixo que as une se construiu das tentativas de: i) estabelecer relações de simetria entre os humanos e não humanos nos espaços educacionais; ii) assumir que as entidades se organizam por meio de associações e vínculos que constituem redes sociotécnicas; iii) perceber fenômenos como ensino e aprendizagem enquanto efeitos dessas redes; iv) entender as sequências didáticas construídas e aqui apresentadas também como entidades (actantes) que, quando nas mãos dos professores e professoras atuando nas redes de salas de aula, tomam caminhos plurais dadas as idiossincrasias dos atores e agrupamentos locais.

Confira e baixe o livro no site: 

https://editoranaraiz.wordpress.com/livros/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s