Livros

Educação Ambiental na Prática: Transversalidade da temática socioambiental

A organização desta obra foi motivada pelo desejo de ampliar e aprofundar a discussão sobre a transversalidade dentro dos processos de educação ambiental, na esperança de subsidiar a atuação de educadoras(es) ambientais e possibilitar a emergência de novas perspectivas. Inicialmente, abrimos uma chamada pública em redes sociais para receber textos reflexivos e relatos de experiência, apresentando processos de educação ambiental, desenvolvidos no âmbito formal e não-formal, que buscam trabalhar com a transversalidade, a interdisciplinaridade, o holismo, a participação, assim como outros princípios presentes nos principais documentos nacionais e internacionais do campo.

Ao todo são nove capítulos, redigidos por 20 autores, que apresentam os resultados de projetos de educação ambiental desenvolvidos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. De forma geral, os capítulos contrapõem aspectos teóricos e as práticas de educação ambiental voltadas para o ensino formal e não-formal no Brasil.

Observa-se que a dimensão ambiental se configura crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, a produção de conhecimento deve necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, incluindo a análise dos determinantes do processo, o papel dos diversos atores envolvidos e as formas de organização social que aumentam o poder das ações alternativas de um novo desenvolvimento, numa perspectiva que priorize um novo perfil de desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade socioambiental (Trecho do Prefácio do Profº. Drº. Pedro Roberto Jacobi – USP).

O livro é composto por nove capítulos. Ele é resultado de uma chamada pública da Editora Na Raiz. O arquivo PDF do livro está disponível para download a partir do link livros.

Um comentário em “Educação Ambiental na Prática: Transversalidade da temática socioambiental”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s