Livros

Morcegos: além dos mitos

Capa_1.1 (1)

Os morcegos são mamíferos voadores envoltos em vários mitos, sendo o mais conhecido o vampirismo. Neste livro, tratamos dos mitos e buscamos ir além, pois são animais que têm papéis importantes nos ecossistemas, tanto naturais, quanto urbanos. (…).

Entre os serviços ecossistêmicos que os morcegos desempenham estão: o consumo de insetos e o consequente controle de pragas; a dispersão de sementes, relacionada ao consumo de frutos; e a polinização, decorrente do hábito de consumo do néctar em flores de algumas espécies vegetais.

O nosso objetivo foi o de organizar uma obra que contribuísse para dar visibilidade à diversidade e importância ecológica dos morcegos, assim como abordar os mitos, como o vampirismo, e riscos à saúde. Além disto, queremos que os textos e propostas didáticas aqui apresentados cheguem até professores de educação básica para serem usadas durantes suas aulas. Através deste livro, buscamos aproximar pesquisadores e um público mais amplo, por meio de textos simples, didáticos e interessantes.

Os capítulos deste livro tratam da diversidade de espécies de morcegos na natureza e em áreas urbanas, seus hábitos alimentares, sua importância de reservas ecológicas para a conservação das espécies, bioindicação e o que as pessoas pensam destes animais, incluindo os diversos mitos sobre que transitam em nossa cultura.

Ao todo, são 19 capítulos de 38 autores pertencentes a 19 diferentes instituições de todas as regiões do país. Deste esforço coletivo, nasceu Morcegos: além dos mitos, o qual esperamos que seja de agradável leitura e útil para ações educativas.

Trecho da apresentação do livro por Valdir Lamim-Guedes e Luciana M. Costa.

Conheça a obra completa e faça o download gratuitamente através da aba livros.

Anúncios

3 comentários em “Morcegos: além dos mitos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s